terça-feira, 6 de outubro de 2009

Crítica com consciência

Recentemente o caso 'Boteco São Bento' chamou a atenção da comunidade blogueira brasileira. Pra quem não conhece aqui vai um resuminho.

Um blog especializado em críticas a produtos e serviços, chamado Resenha em 6, porque publica textos em no máximo 6 linhas, lançou uma crítica bastante pesada a um bar da Vila Madalena, em São Paulo. A crítica usava uma linguagem pesada e desclassificava totalmente o bar, usando termos como pior lugar pra ir e "garçons ultra-power-mega chatos", sem falar dos termos mais agressivos. A resenha teve enorme repercussão na internet com muitos comentários de pessoas que concordavam com os meninos.

Acontece que o dono do estabelecimento conseguiu uma notificação extrajudicial que obrigava o blog tirar a resenha do ar, os comentarios e também deletar uma atualização do Twitter. E é isso que vem remexendo desde 20 de setembro quando a resenha foi publicada.

O que entra em pauta pricipalmente é a questão da liberdade de expressão na blogosfera. Corcordo que as pessoas tem o direito de se expressarem sobre o que pensam, seja sobre política, saúde, uma pessoa específica ou um boteco, como no caso acima. Principalmente se tratando do blog que é uma ferramenta tão democrática. Mas é totalmente desnecessário a utilização de um vocabulário grosseiro, com palavras de baixo calão, claramente utilizadas pelo autor da postagem.

Não estou defendendo, porém, a decisão judicial que obrigou o blog a retirar as postagens, nem o fato dessa decisão ter sido acatada tão facilmente, mas particularmente as ações de ambos lados deveriam ser diferentes.

Como dona do estabelecimento procuraria averiguar se as críticas são cabíveis e tentar um acordo com o autor da resenha. Nada que levasse a questão para o lado judicial, quem sabe um pouco mais de tato teria mudado a situação.

E, blogeiros e afins... se vocês querem criticar, elogiar, enfim, se expressar sobre qualquer assunto, façam isso com qualidade e consciência. Vamos valorizar nosso espaço pra que situações como essas não se repitam de novo. Se nós, blogueiros, temos muito a dizer, devemos principalmente, SABER COMO DIZER.

E tenho dito!

Esta é a resenha publicada sobre o Boteco São Bento antes de sair do ar.

"Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento."

Um comentário:

Lívia disse...

Simplesmente ADOREI o modo como vc terminou o seu artigo Fran. Falou tudo! Devemos saber como dizer! Parabéns!