terça-feira, 29 de setembro de 2009

Blog: diversão e renda

Esta semana o 6° semestre de jornalismo do UniToledo recebeu para uma entrevista coletiva Igor Pucci, 25, morador de Araçatuba e criador do site Pérolas do Orkut, que é muito famoso na rede. Pra quem não conhece, o ‘pérolas’ como é chamado carinhosamente por Igor, é um blog só de imagens retiradas do Orkut, que recebe cerca de 30 mil visitas por dia.

Igor, que hoje lucra com o blog, conta que começou sem ambição. Seu intuito era reunir fotos legais em um lugar só e montar um espaço para o pessoal poder visitá-las e deixar comentários. Sempre que via uma foto que chamava atenção salvava e, quando reuniu por volta de 50 fotos montou o blog. Após seis mese no ar, ele começou a render lucros.

O pérolas é dividido em cerca de vinte categorias e é atualizado diariamente com quatro fotos. Todo usuário pode enviar fotos e comentar as que já estão no ar, mas vai passar pela mediação de Igor. Hoje o blog recebe cerca de 60 a 70 comentários por fotos e mais ou menos 100 emails por dia.

O critério usado por Igor para escolher as fotos é pessoal. Tudo que ele acha que vá chamar a atenção dos visitantes é publicado. Geralmente ele usa os emails que recebe como fonte, mas quando não é suficiente, procura na comunidade do pérolas no Orkut e sempre encontra alguma coisa interessante.

Ele conta que sempre recebe pedidos para que retire alguma imagem do ar, e que acata sem fazer perguntas. E que também sempre recebe ameaças, mas nenhuma resultou em processo judicial.

Além do www.perolasdoorkut.com.br, ele também criou mais 2 espaços na rede: o www.webfrases.com.br que traz mais de 11 mil pensamentos e frases famosas, e o www.webrecados.com.br com imagens de recados para o Orkut. Os três sites juntos já chegaram a render cerca de oito mil reais para Igor no ano passado. Hoje, diz, por causa da crise, a renda é bem mais modesta.

Igor é formado em ciências da computação pelo COC de Araçatuba, pós-graduado em economia pela UEL e ainda faz pós-graduação em marketing, também pela UEL, mas apesar de todos os estudos não pretende abandonar o mundo virtual, e sim tem mais planos para executar dentro da rede.

Nenhum comentário: