terça-feira, 10 de novembro de 2009

No exato momento

Na noite de terça-feira, 10, recebemos uma palestra-bate-papo com o repórter fotográfico Alexandre Souza, de trinta e oito anos. Ele que trabalha na folha da região há nove anos contou um pouco de sua vida, seu trabalho e deu algumas dicas para quem pretende seguir essa profissão.

Alexandre está na área há vinte anos, teve seu primeiro trabalho como jornalista no jornal Comarca, onde começou como entregador, aos dezesseis, e ficou por seis anos. Depois foi para o jornal Cidade, onde permaneceu por três anos. A mudança em sua vida veio quando começou a trabalhar na Agência Interior, agencia especializada em noticias do interior, onde começou a trabalhar com equipamentos maiores e mais modernos.

Não é de se estranhar que prefira a editoria policial. A maioria das fotos apresentadas traz cenas de acidentes. Segundo ele chama mais atenção pelo fator curiosidade: todos gostam de saber sobre acidentes, roubos, assaltos. Entre os causos contados, ele relata que a primeira vez que cobriu um acidente, passou três dias sem comer. A cena era muito forte na época, mas como disse, “você se acostuma”.

Alexandre nos traz uma inspiração quando diz que fotografia é uma questão de momento, uma invertida de ângulo, um olhar diferente sobre a mesma cena pode fazer toda diferença. Algumas delas não precisam de textos para nos deixar emocionados.

Em relação à profissão: “o fotógrafo nunca para”. A todo o momento ele esta atento a uma imagem diferente, interessante, que possa chamar atenção dos leitores, para no exato momento saber dar o clique excepcional, aquele que vai fazer todo o dia de trabalho valer à pena. Mas o casamento da fotografia com o texto é que vai ser o fator decisivo para que sua imagem possa vir a ser uma manchete, por isso é importante dedicar atenção ao trabalho do repórter que o acompanha.

Confundido com curioso, varias vezes Alexandre foi expulso de alguma cena pelos policiais e bombeiros, mas afirma: sou persistente, e não saio de lá enquanto não conseguir uma boa imagem.

Para aqueles que se interessam pela profissão aqui vai alguma dicas de Alexandre para se dar bem:
- sempre fazer foto no manual e não no automático da máquina fotográfica;
- praticar muito, ser criativo, usar a imaginação;
- produzir a foto, estar sempre disposto;
-ter feeling, ser astuto;
-saber ver o que o outro não está vendo, ter noção do que esta captando;
-sempre começar a imaginar a imagem antes de tirar a foto;
- sempre colher dados junto ao repórter;
-estar atento para os cliques que posem surgir no dia a dia, sempre cuidando para não entrar em uma situação de risco.

Alexandre cursou fotografia no SENAI em 1989, e é formado em jornalismo pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba, sendo graduando da primeira turma de 2001.


Nenhum comentário: